Passeio Pedestre Rota do Monsanto
Região: Serra do Monsanto.
Local: Lisboa.
Temáticas: História, Paisagem, Caminhar.
Assuntos de interesse: Moinho do Penedo, Jardim dos Montes Claros, Parque Kiel do Amaral, Carvalhos, Pinheiros mansos, Carrascos, Eucaliptos
Tipo de percurso: Circular.
Meio: Natural
Distância aproximada: 8Km
Duração aproximada: 2:30horas.
Dificuldade: Baixa de 1 A 5 =1
Data: 28-01-2018
Hora de Encontro em Santa Marta: 8:00h saída sem atrasos 8:15h
Local de início e Hora: Parque Penedo do Moinho (est. do Penedo) junto às antenas 9:00h
Coordenadas geográficas (GPS) 38º43’18’’N 9º11’48’’O

Seguros obrigatórios por lei: €10,00 anual por pessoa
Sócio Obrigatório

Transporte em viatura própria ou partilhando boleia

Precauções: Levar água aconselhável 1,50l, atenção reforço alimentar, fruta, sandes ou barras energéticas. Roupa leve/fresca, calçado apropriado para as condições climatéricas, cajado e kit 1º socorros..

No século XIX, a serra de Monsanto era coberta por searas e por pastos para gado. A importância da produção cerealífera é atestada pelos inúmeros vestígios de moinhos de vento. Tinha também várias pedreiras em actividade, de onde se extraía a matéria-prima para a crescente demanda urbanística da Lisboa da época.
Em 1940 foi projectado o Centro de Desportos do qual só foi construído o seu miradouro. Localizado perto da actual Alameda Keil do Amaral que foi em 2003 transformada em zona de desportos radicais e de manutenção física bastante frequentada. São cerca de 1300 metros de circuito livre de automóveis com uma área todo-o-terreno para BTT, um ringue com obstáculos e rampas para skate, BMX e patins, um circuito de manutenção, um parque de merendas e um anfiteatro com vista para o Rio Tejo e para a margem sul.