A Marcha Atlântica é uma atividade pedestre, de resistência, não competitiva, que se desenrola ao longo da costa, com vista privilegiada para o Oceano Atlântico, desde o Cabo Espichel ao Santuário do Cristo Rei, passando pelas praias das Bicas, Meco, Lagoa de Albufeira, Fonte da Telha entre outras.

  1. A atividade é organizada pelo Clube Associativo Santa Marta do Pinhal, no dia 24 de Março de 2018.
  2. Pretende-se uma grande jornada desportiva e lúdica, de convívio e evocativa, tendo como cenário uma mistura entre Oceano Atlântico e paisagem mediterrânica da costa, entre concelho de Sesimbra e o concelho de Almada, com uma privilegiada vista sobre alguns monumentos.
  3. Esta atividade tem um total de 43 km, inicia-se Às 07H00 no Santuário do Cabo Espichel, no Concelho de Sesimbra e termina às 20H30 no Santuário do Cristo Rei no Concelho de Almada.
  4. Nela poderão participar praticantes federados e não federados de desportos de montanha, nomeadamente o pedestrianismo, bem como todos aqueles que estejam interessados em desfrutar ativamente do património natural, paisagístico, histórico e cultural.
  5. A participação efetiva fica sujeita a uma inscrição prévia.
  6. A inscrição será efetivada por ordem de chegada da documentação requerida. Aos inscritos será fornecida documentação referente à prova.
  7. Não são admitidos animais.
  8. Haverá documento de participação (passaporte), necessário para aceder aos transportes e abastecimentos e que comprovará a efetivação (total ou parcial) do percurso.
  9. A organização assegura, aos que expressamente o solicitarem no momento da inscrição, o transporte entre Santa Marta do Pinhal e o início da atividade, no Cabo Espichel, bem como no final da mesma o transporte de regresso do Cristo Rei até Santa Marta do Pinhal.
  10. A Marcha Atlântica assume a forma de uma marcha de regularidade. No intuito de assegurar a observância do horário pré estabelecido, o ritmo da marcha será marcado por elementos da organização – Guias – devidamente identificados. É terminantemente proibido aos participantes ultrapassarem os Guias.
  11. A organização providenciará complementos alimentares e bebidas em pontos pré-determinados do percurso.
  12. Haverá assistência sanitária, viaturas de apoio e pontos de saída, que funcionarão como escapatória aos que pretendam abandonar a prova.
  13. O atraso por parte de um participante relativamente ao horário pré-estabelecido pela organização implicará o abandono da prova, que será efetivada no primeiro ponto de saída alcançado após constatação do referido atraso.
  14. Aos participantes que abandonarem a prova em qualquer dos pontos de saída será assegurado, no momento considerado mais adequado pela organização, transporte de regresso a Santa Marta do Pinhal.
  15. A prova não será suspensa devido a condições meteorológicas, salvo motivo de força maior.
  16. A organização reserva-se o direito de modificar o percurso e/ou o presente regulamento, em virtude de alguma necessidade imprevista.
  17. A participação na Marcha Atlântica subentende a aceitação deste regulamento.

Tempos de Passagem

Localização Distância Hora Prevista Chegada Hora de Saída
Santuário Senhora do Cabo (Cabo Espichel) 0 Km 6h40 7h00
Campimeco 8 Km 9h00 09h15
Lagoa de Albufeira 15 Km 10h45 11h00
Fonte da Telha 24Km 13h30 14h15
Capuchos 33 Km 17h00 17h15
Centro Formação FCMP 41,5 Km 19h30 19h45
Santuário do Cristo Rei 43 Km 20H30

para inscrições deve visitar a pagina do Facebook das Caminhadas CASMP e consultar o evento